Participação do 18th Biennial IASPM Conference
Painel do GRUPETNO
Edwin Pitre-Vásquez, Luzia Aparecida Ferreira, Cainã Alves, George Pessoa, Cláudio Fernandes e Ana Paula Peters
De volta pro futuro / Back to the Future: Música popular e tempo
XVIII Congresso Bienal da IASPM
29 de junho a 3 de julho de 2015
Universidade Estadual de Campinas
São Paulo, Brazil
Seja em relação a ritmos, eras, performances ao vivo, letras de canção, identidades, política, cenas, produção, ou mudanças tecnológicas, o tema do tempo pode ser ligado à música popular de várias maneiras. A compartimentalização dos sons em gêneros musicais, o envelhecimento do público, e as areias movediças da indústria da música, tudo invoca noções de temporalidade. Para o 18º Congresso bienal da IASPM, convidamos pesquisadores e profissionais (músicos, productores, etc.) a submeter propostas de apresentação relacionados com o tema do tempo. Encorajamos propostas nos seguintes eixos temáticos:
– Tempo de envelhecimento / Ageing Times: fãs e memória; biografias de músicos; envelhecimento corporal; envelhecimento de tecnologias; arquivar e remasterizar; reciclagem de repertórios.
– Tempo histórico e social / Historical and Social Times: contexto temporal; histórias locais e globais; contra-histórias; moda; tendências retrô e de renascimento; atemporalidade; sampling e outras formas de genealogias sonoras, recirculação e substituições.
– Modernidade / Modern Times: novos sons; novas tecnologias; futurismo; estratégias da indústria da música; mídia móvel.
– Tempo fenomenológico / Phenomenological Times: processos criativos; desdobramentos de performance(s); gesto, afeto e experiências de escuta; produções, colaborações e performances cross-time.
– Tempo estrutural / Structural Times: rítmo, andamento, groove, balanço (swing), tempo/pulso (beat) e as várias maneiras de conceituar a duração do som; periodicidade e repetição; fluxo e cadência; estar no ou fora do tempo e sincronização (sync); relações entre ruído e silencio(s).